segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fair Play

O fair-play significa muito mais do que simples respeitar das regras; cobre as noções de amizade, respeito pelo outro e de espirito desportivo, é um modo de pensar e não simplesmente um comportamento.
O conceito abrage a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito pelas regras, o doping, a violência (não só fisica como verbal) a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.
A perversão da prática desportiva pode surgir como um não entendimento do significado de praticar/assistir e vitória/derrota; a dificuldade em saber perder, a necessidade extrema de querer vencer a qualquer custo, a violência verbal e física permanentes aquando da assistência a eventos desportivos constituem por si só a negação do verdadeiro espírito desportivo.
Também as atitudes menos meritórias que por vezes os próprios dirigentes desportivos e respectivos técnicos têm , bem como o espírito contraditório e abusador de alguma imprensa, contribuem para acentuar, por vezes, os aspectos mais negativos do desporto e a sua própria perversão.
O fair play é um conceito positivo. O desporto é uma actividade cultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, contanto que seja praticado lealmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário